Filho Amado comenta sobre o Mangá 20th Century Boys volume 2



Veja os comentários do volume anterior 


Volume 2

Roteiro: Naoki Urasawa
Arte: Naoki Urasawa
Letrista: Fellipe Ladeira
Tradutor: Dirce Miyamura
Publicada pela primeira vez em: 20th Century Boys (2000) nº 3/2000 – Shogakukan


---
Sinopse


Kenji descobre que tudo o que está acontecendo no mundo — todo o plano do "Amigo" — foi, na verdade, uma invenção sua e de seus amigos quando eram crianças. Ele então decide reunir todos novamente para impedir os planos de dominação desse terrível vilão.

Kenji conversa com Moruo e Yoshitsune, mas percebe que todos agora têm muito a perder.
Determinando-se a agir, Kenji vai à reunião do "Amigo" disposto a enfrentá-lo sozinho, levando apenas uma arma a laser — baseada em um desenho que ele mesmo fez quando era criança.
Ao encontrar o "Amigo", Kenji descobre uma revelação chocante: ele é o pai de Kanna, sua sobrinha. Em seguida, Kenji é expulso da reunião pelos seguidores do "Amigo".


Nosso herói então encontra Yukiji Setoguchi, sua amiga de infância, e juntos se lembram que haverá uma reunião da turma da escola. Eles decidem tentar relembrar o que escreveram no antigo "Livro das Profecias", para antecipar as ações do vilão.

Durante a reunião, os antigos colegas recordam um estranho episódio na escola, quando todas as colheres se entortaram misteriosamente. Eles tentam lembrar quem foi o responsável.

Mais tarde, na casa de Moruo, Kenji se recorda de que o próximo passo do vilão seria explodir uma bomba em um aeroporto. Enquanto tentam impedir o ataque, seguidores da seita "Amigo" tentam invadir a loja da família de Kenji e sequestrar Kanna, que está sob os cuidados de sua mãe.
Porém, sua mãe consegue resistir até a chegada de Kenji, que pega a bebê e foge. Yukiji aparece com seu cachorro e afugenta os fanáticos.
Como vingança pelo fracasso, os seguidores do "Amigo" colocam fogo na loja e na casa de Kenji e sua mãe.

Anos se passam.

Agora conhecemos Otcho, o amigo desaparecido de Kenji. Após a morte de seu filho — consequência de seu excesso de trabalho —, ele foge do Japão e se refugia com um monge. Lá, Otcho treina intensamente, adquire habilidades incríveis de luta e se torna uma espécie de protetor lendário das comunidades carentes em Bangladesh, onde passa a ser conhecido como Shogun.

Durante uma missão de resgate, Otcho encontra imagens de um terrível robô gigante — o mesmo que ele e seus amigos imaginaram na infância. O mais surpreendente: o símbolo do seu antigo grupinho aparece nas fotos.

Otcho descobre que esse símbolo está sendo usado por um partido político chamado Amigo, que está se espalhando por Tóquio e pelo mundo. Após a morte de uma amiga querida pelas mãos da seita, ele decide voltar ao Japão. Seu objetivo: reencontrar Kenji, destruir a seita que virou um partido e descobrir quem, do antigo grupo de amigos, está usando os planos de infância para acabar com o mundo.


---

Comentários

Naoki Urasawa nos entrega, neste segundo volume, uma sequência poderosa e sombria para a vida de Kenji — um rapaz comum, como qualquer um de nós, um verdadeiro garoto do século XX.

Ele percebe que há um grande perigo à espreita, algo que ameaça sua vida tranquila e, principalmente, sua família, que ele tanto ama. Mas Kenji entende que ele pode fazer algo.

E se ele pode fazer algo...
Então ele deve fazer.
E se não fizer, será tão culpado quanto os terríveis membros da seita.

Sim, eu não estou falando apenas da história de Kenji.
Estou falando de todos nós e das coisas horríveis que acontecem no mundo.


---

📖 1 Pedro 5:8

> "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, o vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando a quem possa devorar."



Temos um inimigo. E ele veio para roubar, matar e destruir.

📖 João 10:10

> "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."


Precisamos entender que ele age neste mundo usando seus servos, assim como o "Amigo". Ele utiliza discípulos para realizar seus desejos e propósitos malignos.

É impressionante como, pouco a pouco, o mundo vai se afastando das vontades de Deus e se inclinando cada vez mais às vontades do inimigo.

Agora, nós, garotos e garotas do século XX, precisamos espalhar a Palavra do Senhor, revelar sua vontade e abrir os olhos dos seguidores insanos do "Amigo".


---

Nota: 10

Comentários