Leandro fala do Mangá 20th Century Boys #01







Kenji Endō é um rapaz de 30 anos que vive com sua mãe, a Sra. Endō. Eles cuidam de um bebê chamado Kanna, filha da irmã de Kenji, Kiriko. A garota deixou sua filha aos cuidados da família e desapareceu. Nosso protagonista ainda administra a loja de conveniência herdada de seu pai.


Um dia, Kenji descobre que uma família de clientes desapareceu da cidade deixando uma grande dívida com eles. Ele vai até a casa da família em busca de algumas garrafas de vidro deixadas do lado de fora e encontra um símbolo que há muito tempo não via.

Na infância, Kenji fazia parte de um grupo de amigos que montaram um clube secreto. Eles tinham um esconderijo feito de grama alta amarrada e criaram um símbolo para representar o grupo — o mesmo símbolo que ele encontra na casa do cliente.

Kenji então descobre que um dos amigos do grupo, Donkey, acabou de cometer suicídio, mas antes disso deixou uma carta para ele, mencionando justamente aquele símbolo.

Intrigado, Kenji começa a investigar e descobre a existência de uma seita secreta que usa o mesmo símbolo da sua infância. O pior: ele suspeita que essa organização esteja envolvida no sumiço da família e na morte de seu amigo.


Eu já tinha lido o mangá em PDF, mas decidi ter o volume físico na minha coleção. Fiz o pedido pela Panini, e demorou cerca de um ano para chegar — mas valeu a pena!

Na releitura, percebi detalhes que não tinha notado, como a Kanna já adulta tendo um pesadelo com o grande robô.

É um dos melhores mangás que já li na vida. A história é simples, mas cheia de conteúdo e mistério, e nos envolve de uma forma assustadora. Traz muita nostalgia para quem viveu a infância na virada do milênio. Em português, o mangá se chamaria "Garotos do Século 20", e eu com certeza seria um dos amigos de Kenji... se não fosse o próprio Kenji.

Acho que o que mais nos atrai na história é ver uma pessoa comum, que enfrenta as dificuldades do dia a dia, como pagar contas e cuidar da família, tendo que salvar o mundo. Isso é fascinante.


A Bíblia diz:

“Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo vocês terão aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.”
— João 16:33 (NAA)

Ele já venceu.

Nota: 10


para ver os comentários dos próximos números clique no link.


Alterado do dia 15 de dezembro 2022

Comentários