Filho Amado comenta sobre o filme Não se preocupe querida 2022

Não Se Preocupe Querida (Don't Worry Darling)


​🌟 Informações Gerais

Título Original Don't Worry Darling
Título em Português: Não Se Preocupe Querida
Lançamento Original : 23 de setembro de 2022 (EUA)
Gênero Suspense Psicológico, Ficção Científica
Duração 123 minutos
País de Origem Estados Unidos
Idioma Inglês


🎥 Equipe Principal (Produção e Direção)

Direção: Olivia Wilde
Roteiro: Katie Silberman
História por Carey Van Dyke, Shane Van Dyke, Katie Silberman
Produção Olivia Wilde, Katie Silberman, Roy Lee, Miri Yoon
Música Original John Powell
Cinematografia Matthew Libatique
Edição Affonso Gonçalves
Design de Produção Katie Byron
Figurino Arianne Phillips

🎭 Elenco Principal

Alice Chambers: Florence Pugh
Jack Chambers: Harry Styles
Bunny: Olivia Wilde
Frank: Chris Pine
Dean: Nick Kroll
Shelley: Gemma Chan
Peg: Kate Berlant
Dr. Collins: Timothy Simons

​🎬 Sinopse

​Alice leva uma vida de dona de casa na comunidade planejada chamada Victory, uma rotina aparentemente perfeita ao lado do marido, Jack Chambers. Assim como os outros homens da comunidade, Jack sai para trabalhar todas as manhãs.

​Após arrumar a casa, Alice e as outras mulheres têm uma aula de balé. Ao voltarem, preparam o jantar e esperam a chegada dos maridos.

​Tudo corria bem até que sua vizinha, Margaret, começou a ter ataques paranoicos terríveis, questionando a realidade de Victory. Alice, então, começa a perceber que talvez Margaret não estivesse tão louca assim.

​💭 Comentários

​A roteirista Katie Silberman nos presenteou com uma nova visão da Alegoria da Caverna de Platão:

​"Pessoas acorrentadas veem apenas sombras (aparências) na parede da caverna. Uma delas se liberta, sai e descobre o Sol (a verdade e o conhecimento). Ao voltar para alertar os outros, ela é rejeitada por eles, que preferem a ilusão confortável."


​Alice percebe que sua vida perfeita não é real e que há algo mais a ser vivido. Nesta alegoria moderna criada por Katie, o conceito se aprofunda, sugerindo que a vida simples de dona de casa era, na verdade, uma prisão que impedia as mulheres de se desenvolverem.

​Na vida real, Alice tinha uma carreira de sucesso e salvava vidas — algo que lhe foi brutalmente tirado. Tudo indica que ela foi aprisionada pelo marido em uma espécie de vida virtual ou hipnótica, mas totalmente falsa.


​A história é complexa e merece ser discutida, pois a ideia de "família perfeita" para alguns não é perfeita para todos. Eu, como homem casado que sustenta a casa, sei que minha esposa, que escolheu ficar em casa e cuidar das crianças, muitas vezes se sente cansada e não consegue manter a casa ou fazer o jantar. Nesses momentos, nós, homens, devemos ajudar.

​No filme, a situação é diferente. Primeiro, o marido não conseguia um emprego de verdade na vida real. A esposa, sim, teve sucesso em sua carreira. O grande problema é que ele se inscreveu neste experimento sem o consentimento dela — isso é, de fato, um sequestro.

​Na discussão final, Jack argumenta que Alice estava reclamando da vida real (o que todos fazem) e, por isso, ele a trouxe para uma vida onde ela não precisava trabalhar fora.

​Quando Jack "ia trabalhar", na verdade, ele saía do mundo virtual e cuidava de tudo na casa e na vida real, talvez até precisasse dar banho e limpar a esposa.

​Vemos apenas metade da história. A roteirista Katie Silberman deixou o resto para nossa imaginação, um método de narrativa cinematográfica que considero fantástico.

​É um filme que nos faz pensar.

​Katie Silberman, a meu ver, quis mostrar que essa vida que parece perfeita para alguns pode, na verdade, ser uma prisão para outros.

Mas será oque e bom para nós de verdade? Será que a vida que sempre sonhamos não é na verdade simplesmente um prisão?

A palavra de Deus é a verdade a vida que ele tem para nós na verdade e a liberdade.


A Bíblia nos fala:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

— João 8:32


Nota 10

Veja a resenha do meu irmão Leonardo no blog Resenhando Mundos 

Veja o filme na Prime Vídeo 

Comentários