Filho Amado comenta sobre o Invencível #2 oito é demais


Antes veja os comentários do número anterior:

Arco: Oito É Demais
Roteiro: Robert Kirkman
Desenho: Matt Roberts, Mark Englert
Arte: Cory Walker
Cores: Bill Crabtree
Letrista: Fernando Makita, Miguel Ângelo Tessitore
Tradutor: Bernardo Santana
**Publicada pela primeira vez em Invincible (2003) n° 5/2003 - Image Comics


---


📖 Resumo

Nesta edição, Nolan pede ajuda a Mark em um trabalho fora da Terra (sim, Mark descobre que consegue sobreviver no espaço!). Lá, ele enfrenta Allen, um alienígena que é uma espécie de servidor público, responsável por testar o campeão de cada mundo para ver se são capazes de protegê-lo.
Mark chama Allen para uma conversa e descobre que ele estava na Terra por engano — o planeta que ele deveria testar era outro.

Enquanto isso, vemos Eve, a super-heroína, pegando seu namorado Rex no flagra com Dupli-Kate. Isso abre uma esperança para o futuro relacionamento entre Mark e ela.
E então, temos a terrível cena de Nolan dilacerando toda a equipe mais forte de super-heróis que a Terra já teve — os Guardiões Globais — e saindo sem deixar pistas.
O mais chocante é que o pai de Mark ainda vai ao velório e faz um discurso para se despedir dos seus antigos parceiros de combate ao crime.



---

📝 Comentários

A simplicidade da narrativa continua magnetizando o público. Não tem como não se identificar com Mark e nos imaginarmos com superpoderes e um pai que é um grande super-herói. Mas logo caímos na realidade quando vemos que nem tudo é cor-de-rosa — principalmente após testemunharmos Nolan cometer aquela barbaridade.
(Lógico que eu li ignorando que já sabia da conclusão sobre o Nolan). É uma verdadeira montanha-russa de emoções: surpresa, raiva e depois medo, pois começamos a imaginar que ninguém mais está a salvo diante desse superpoderoso que ninguém consegue deter.
Robert Kirkman traz para essa história o grande medo que todo personagem de HQ inspirado no Superman poderia ter: o seu guardião superpoderoso se voltar contra você. Aqui, o grande herói Omni-Man se volta contra a humanidade.

É surreal. Qual proteção a humanidade teria contra isso? Qual seria a reação?
E como ficará Mark? Qual será o sentimento dele ao descobrir que seu pai não é o herói que todos pensavam?

Nos quadrinhos isso não fica tão explícito quanto no desenho — talvez para deixar alguma dúvida sobre quem realmente havia cometido aquilo. Queria muito ter lido antes de ver a série animada.


---

📖 Palavra de Deus

A Bíblia nos orienta:

Salmos 118:8-9

> "É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos príncipes."



Nossa viga de sustentação precisa ser Deus e não os homens, pois a própria Palavra afirma:

Romanos 3:10-12

> "Como está escrito: Não há justo, nem um sequer. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se desviaram, juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nenhum sequer."



Não podemos confiar 100% nas pessoas. A nossa confiança verdadeira deve estar sempre em Deus.


Veja os comentários do próximo número:

Comentários