Filho Amado fala do filme Ainda estou aqui (2024)


Rubens Paiva

No dia 20 de janeiro de 1971, Rubens Paiva foi levado de sua casa sob a desculpa de prestar depoimento ao Exército Brasileiro. Depois disso, nunca mais foi visto por sua família.


Sua esposa, Eunice Paiva, e sua filha, Maria Beatriz, foram levadas no dia seguinte para um "interrogatório", mas logo foram soltas. Eunice e seus filhos tiveram que aprender a sobreviver sem seu marido, enfrentando perseguições políticas e lutando para provar que ele foi assassinado pelos militares.


Comentário

O que dizer desse filme?


Simplesmente uma obra-prima brasileira, tanto como denúncia quanto cinematograficamente. Walter Salles usou todas as formas de arte para dar a essa grande história real os holofotes que ela merece.

Fernanda Torres foi extraordinária em cada cena, em cada toque, em cada suspiro. As cenas são fortes e inspiradoras. Quando ela é interrogada, sentimos a tensão em cada expressão dela.


Selton Mello entrega um trabalho de excelência. Nos poucos minutos em que aparece, conquista nossos corações. Parece que nos tornamos crianças dele e o idolatramos como nosso herói. O desespero dos filhos ao perderem o pai é transmitido de forma tão intensa que sentimos essa dor junto com elas.


O filme nos mostra a importância de buscar entender pelo menos um pouco de política e, sim, conversar sobre o assunto. Mas sempre com respeito e honra, para não sermos enganados e manipulados. Devemos ouvir os dois lados, considerar diferentes opiniões.

O jogo político é cruel, e a polarização nos impede de enxergar o que é certo e o que é errado. Assim como acontecia na ditadura militar, vemos no filme um soldado dizer a Eunice que não concorda com aquilo, mas ainda assim obedece ordens.


E nós hoje? Será que, por sermos de direita ou esquerda, apoiamos nosso grupo independentemente das barbaridades que ele cometa? Nossa visão do que é certo e errado é tão facilmente manipulada só porque não podemos concordar com o outro lado? Eu preciso discordar de alguém apenas porque ele é de esquerda ou de direita?

Será que não deveríamos simplesmente dizer: "Sim, isso é certo" ou "Não, isso é errado"?


Colossenses 3:15-17 (ARA)

[15] Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
[16] Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
[17] E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Você está em paz com o que os seus "representantes políticos" estão fazendo?

Nota: 10

Comentários