Filho Amado comenta o HQ Reinado Sombrio #03 O grande Herói Americano!
Vingadores Sombrios
A primeira cena do quadrinho era uma das que eu mais queria ver: Norman Osborn tentando manipular o Sentinela, na minha opinião, um dos personagens mais assustadores de toda a Marvel. O motivo? Do nada, ele pode ter surtos e simplesmente arrancar a cabeça de alguém.
Norman se colocou no lugar do Sentinela, pois o anti-herói é assombrado por um ser chamado Vácuo. Tony Stark o mantinha preso em um quarto, mas Norman, o terrível vilão, queria usá-lo para seus próprios fins.
Logo depois, a cena é cortada para Morgana, a feiticeira que, na edição anterior, estava lutando contra os Vingadores Sombrios. Agora, ela observa tudo de um caldeirão. Sentinela tinha literalmente explodido pela bruxa. Enquanto isso, o Patriota de Ferro captura Victor Von Doom, que havia sido neutralizado por ela. Norman, então, pede ao Doutor Destino sua tecnologia para viajar pelo tempo e impedir Morgana.
Comentário
A manipulação de Norman sobre o Sentinela foi extremamente arriscada, mas também demonstrou uma esperteza extraordinária. No livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, há um trecho que fala sobre transformar inimigos em amigos. Dale Carnegie enfatiza que a melhor maneira de lidar com conflitos não é através da discussão ou da imposição de opiniões, mas sim buscando entender o outro e demonstrando empatia.
Um dos exemplos citados no livro é a história de Abraham Lincoln, que, em vez de atacar seus oponentes, tentava compreendê-los e conquistá-los com gentileza. Ele dizia:
"Não destruo meus inimigos quando os transformo em amigos?"
O livro ensina que o ser humano responde melhor à apreciação sincera do que à crítica. Se, em vez de confrontar um inimigo, você demonstrar interesse genuíno, reconhecer seus pontos positivos e tratá-lo com respeito, é possível ganhar sua confiança.
Norman fez exatamente isso com o terrível Sentinela, mostrando a ele que ambos enfrentavam seus próprios demônios.
Thunderbolts
O Duende Verde ataca o avião onde estão Norman e o presidente. Nesse momento, Doc Sanson começa a se descontrolar, e Fantasma, outro capanga de Norman, joga o Doutor para fora da aeronave. Então, o vilão ataca o Duende Verde na frente do presidente, tornando-se o herói da situação, enquanto Sanson é visto como o descontrolado.
Tudo fazia parte de um plano meticulosamente orquestrado para acabar com a desconfiança do presidente sobre Norman Osborn. Agora, os Thunderbolts têm uma nova missão, pois um novo personagem quer matar Norman.
Guerreiros Secretos
Nick Fury acaba de descobrir que a S.H.I.E.L.D. sempre esteve cheia de agentes da HIDRA. Agora, ele precisa montar sua própria equipe para enfrentá-los. No entanto, a HIDRA tem uma arma secreta: o terrível Gorgon, um guerreiro de estilo samurai extremamente perigoso.
Comentário Geral
O jogo de mentiras fica cada vez mais perigoso e complexo. O poder que Norman está adquirindo cresce a cada dia, tornando-se cada vez mais difícil de ser contido.
Até onde uma pessoa pode chegar? O quanto alguém pode manipular uma população? Isso já acontecia na época de Cristo, quando os mestres da lei manipulavam as pessoas e buscavam maneiras de enganá-las.
A Bíblia nos diz:
Mateus 23:2-8, 13-20 (NTLH)
"[2] Ele disse: — Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés.
[3] Por isso, vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém, não imitem suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.
[4] Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não ajudam nem ao menos com um dedo a carregá-los.
[5] Tudo o que fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas!
[6] Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas.
[7] Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de “mestre”.
[8] Porém, vocês não devem ser chamados de “mestre”, pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre.[13] — Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas vocês mesmos não entram, nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.
[15] — Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.
[16] — Ai de vocês, guias cegos! Pois ensinam assim: “Se alguém jurar pelo Templo, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se alguém jurar pelo ouro do Templo, então é obrigado a cumprir o que jurou.”
[17] Tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
[18] Vocês também ensinam isto: “Se alguém jurar pelo altar, não é obrigado a cumprir o juramento. Mas, se jurar pela oferta que está no altar, então é obrigado a cumprir o que jurou.”
[19] Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta?"
Ainda hoje, vemos quantos mentirosos existem. Quantos "mestres da lei" modernos fazem de tudo para manter o poder e enganar a população?
Nota: 9,8
Para ler o próximo número:
Filho Amado comenta sobre o HQ Reinado Sombrio #4 A última esperança de Latveria
Comentários
Postar um comentário