Filho Amado comenta sobre o livro O problema da dor - C.S. Lewis




---

No livro O Problema da Dor, C.S. Lewis nos apresenta uma grande questão: se Deus é onipotente, por que Ele permite que soframos?

A dor é uma realidade inevitável para todos os seres humanos, independentemente de cor, raça, religião ou situação financeira. Todos nós passamos ou passaremos por ela. Nosso instinto natural é fugir da dor, evitá-la a todo custo.

Mas precisamos lembrar: por que a dor existe?
A dor é consequência da queda do homem, do distanciamento de Deus.

> "Consideramos Deus como um aviador considera seu paraquedas: está lá para emergências, mas ele espera nunca ter de usá-lo.
Deus, porém, que nos fez, sabe quem somos e que a nossa felicidade está Nele. No entanto, não a buscaremos Nele enquanto Ele nos deixar qualquer outro recurso onde possamos procurá-la de maneira plausível."
— C.S. Lewis, O Problema da Dor



Esse trecho do livro resume bem essa ideia.

A Dor Animal

Nos últimos capítulos, C.S. Lewis aborda uma questão peculiar: por que existe a dor nos animais?

O que ele argumenta faz sentido. Assim como os filhos estão sujeitos à fé de seus pais, os animais estão sujeitos à vontade de seus donos. Quando houve a queda, todos que estavam sob a autoridade do homem também foram afetados. Da mesma forma, na redenção, aqueles que estiverem sob essa mesma autoridade entrarão na salvação.

A questão central da dor é o que Jesus nos ensina:

> "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
— João 16:33



Devemos ter paz. Jesus sofreu dores e dificuldades — e venceu.

Para finalizar uma palavra de Deus fala:

Romanos 8:18 NVI
[18] Considero, pois, que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.

Nota : 8,5




Comentários