Filho Amado fala sobre a série Ruptura 1ª temporada
Mark Scout é um homem que trabalha em uma empresa chamada Lumon. Essa empresa tem vários funcionários, mas ela instala chips na mente de seus colaboradores para realizar uma ruptura em suas memórias. Assim, quando estão em casa, os funcionários não se lembram das coisas do serviço, e, quando estão no serviço, não se lembram de nada relacionado à vida fora da empresa.
À primeira vista, essa ideia parece boa, pois impediria que problemas de casa fossem levados para o trabalho e vice-versa. No entanto, ao analisarmos com profundidade, essa manobra na verdade cria dois seres em uma única mente, que a série chama de "internos" e "externos". Logicamente, o "externo" é aquele que vive fora da empresa, sem lembrar do trabalho, e apenas desfruta dos lucros. Mas, e o "interno"? Esse vive constantemente trabalhando, sem os prazeres do lado de fora, como lazer, relacionamentos e diversão. O que eles são, afinal? Nossos escravos.
A história se desenrola quando uma nova funcionária, chamada Helly Riggs, chega à empresa. Porém, a "interna" de Helly não aceita sua condição de escrava de sua "externa" e busca, além de se libertar, libertar também seus colegas de trabalho: Mark, Irving e Dylan.
Comentários
É uma série cheia de mistérios, quebra-cabeças e simbologia.
As atuações são fenomenais, e é uma produção extremamente viciante.
A história, logicamente, se baseia muito na Teoria da Caverna de Platão, que está no livro República (livro que pretendo trazer em breve). Essa teoria fala sobre pessoas em uma caverna que só veem sombras projetadas do lado de fora e têm medo de sair. Porém, quando uma delas cria coragem e sai, percebe a grandiosidade do mundo exterior. Quando volta para contar aos seus amigos, eles o matam (não que isso aconteça na série, pelo menos na primeira temporada).
Essa ideia reflete muito o trabalho de trazer à luz o evangelho às pessoas. O evangelismo é uma luta diária: tentar tirar as pessoas de suas cavernas do dia a dia. Quando você sai da caverna, vê a grandiosidade do mundo ao seu redor e percebe que a vida não é só sombras. Ela se torna mais bonita, mais plena.
A Palavra de Deus nos diz:
João 8:32 (ARC)
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Muitos acham que não estão presos, que não vivem em uma caverna ou em uma empresa opressora. Nicodemos, nesse trecho da Bíblia, também disse para Jesus:
João 8:33 (ARC)
"Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?"
Mas, assim que conhecem a verdade, seus olhos se abrem.
João 8:34-36 (ARC)
"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora, o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres."
Atenção: spoiler
Assim como na série, Mark viu o "mundo de fora" através do livro de seu cunhado. Nós temos a Bíblia, que nos conta sobre o mundo fora da caverna.
Devemos buscá-la todos os dias, para sair da caverna e deixarmos de ser apenas "internos".
Nota: 10
Comentários
Postar um comentário