Filho amado fala do livro O Cavaleiro Imperfeito - T. H. White

Nesse livro conhecemos nosso protagonista o grande cavaleiro Lancelote, quando jovem ainda Rei Arthur o chamou para fazer parte de uma nova ordem de cavaleiros, que traria ordem e honra ao mundo da cavalaria, onde todos seriam iguais, seriam chamados de cavaleiros da tábula redonda.

Nosso herói, após treinar muito ele vai para ao encontro do rei e seu castelo, lá ele encontra sua perdição na linda Guinevere a mulher do rei, e o pior ela se apaixona por ele loucamente também, mesmo sua aparência não sendo das melhores, sim várias vezes no livro e falado que o conquistador era feio, talvez ele tenha conquistado a bela Guinevere pelo seu cavalheirismo ou porque era o maior dos cavaleiros.

Os dois amantes proibidos acabam tendo um relacionamento debaixo do nariz do rei, que se tornou um dos amigos mais amados de Lancelote.
E engraçado que Merlin alertou o Arthur no passado sobre esse envolvimento que iria ocorrer, entregando até os nomes, mas mesmo assim o rei não sei por que, ignorância ou por amor ao amigo e a esposa ou talvez por que Merlin o ensinou a não se preocupar com essas coisas, não fez nada.

Mas a história de complica quando Lancelote vai para uma aventura e encontra Elaine uma garota que está amaldiçoado em um caldeirão fumegante e que só pode ser liberta por um milagre, e nosso cavaleiro consegue, ela se apaixona loucamente por ele, e acaba com um truque se deitando com o seu herói tendo um filho de Lancelote.

Lancelote volta para o reino de Arthur, abandonando a garota com o filho para voltar para os braços de sua amante.

Até que Arthur vê que seus cavaleiros após trazer paz para o reino estão ociosos e decide levarem ele a buscarem relíquias religiosas, os pedaços da cruz de Cristo ou a coroa de espinhos.

Após anos os poucos que retornam, estão destruídos, acabados e desanimados, mas Lancelote voltou convertido e decidiu não mais pecar.

Comentários 

Uma história complexa e cheia de analogias do jeito que eu gosto.

Vemos cenas fascinante como quando Guinevere iria ser executada acusada falsamente de assassinato, e vemos Lancelote aparecendo do nada para lutar em seu favor, e quando ele descobre que ela foi sequestrada e o cavaleiro vai atrás dela mesmo com arqueiros jogando flechas nele.

Tenho que perguntar, o porquê Hollywood sempre traz um Lancelote belo se na história ele era feio?


Vemos Arthur dessa vez em um papel secundário, ele quase não aparece, mas ele tem um grande papel em criar os cavaleiros da tabula redonda para trazer a honra para a cavalaria.
 Nosso protagonista e Lancelote um cavaleiro imperfeito, como todos nós, cheio de defeitos, não só na aparência mas também no caráter.
Mesmo buscando a perfeição somos levados pela nossa carne a cair no pecado, às vezes sem nem perceber, ficamos frustrados, mas e algo que temos que aceitar, somos todos imperfeitos, o único perfeito e Cristo.

Assim como alguns cavaleiros que foram em busca da religiosidade, isso acaba nos destruindo e nos fazendo enlouquecer.

Com o final perfeito, mau posso esperar para ver o que temos para o final da saga.

Nota 8

Comentários