Filho amado fala do livro Guerra da Papoula - R.F. Kuang

Nesse livro conhecemos a história de Rin uma órfã da 1ª guerra da papoula, ela vive com uma família de comerciantes que faz venda ilegal de Ópio uma droga que estimula e tira a dor das pessoas.

Para evitar um casamento arranjado ela se candidata a uma prova para entrar em uma escola chamada Academia Sinegard quase impossível para pessoas que não tem pais em uma posição privilegiada.

Com muito esforço, e na força do ódio ela entra na escola, mas é muito rejeitada por ser uma órfã.
Lá ela conhece grandes amigos, e descobre que se manter na escola e bem mais difícil do que entrar nela e para ajudá-la ela terá ajuda de Jiang um grande mestre subestimado por sua aula de folclore a quem não dava a mínima importância.

Nessa aula Rin conhece o poder dos deuses e como usá-los em suas lutas.

Mas esse e só o começo da história, pois assim que a segunda guerra da papoula estoura agora todos alunos da escola da academia tem que mostrar suas habilidades nessa grande guerra.

Comentários 

No livro bem extenso passamos por todo crescimento da protagonista Rin, então participamos do seu crescimento, da sua infância, da exploração dos seus tios sofrida por ela, o esforço dela para fugir de um futuro medonho.
Essa parte foi bem motivacional, para buscarmos um futuro melhor para nós mesmos e a não conformidade do que as outras pessoas querem para nós.
Uma frase que falaram para ela:
"A ordem está presente no reino mundano quando todos os seres compreendem seus lugares. Todos os seres compreendem seus lugares quando cumprem os papéis que lhes foram dados. O peixe não tenta voar. A doninha não tenta nadar."

Apenas quando cada ser respeitar a ordem celestial haverá paz.

Depois vemos ela na escola, sua primeira menstruação e o sacrifício para manter-se na escola e conquistar um mestre (porque só assim ela passaria do primeiro ano da academia).

Logo vemos seu treinamento com o mestre Jiang, para mim foi fantástico, suas frases podemos trazer até para nosso relacionamento com Deus.

"O que aconteceu foi o seguinte: você chamou um deus, e o deus respondeu."

Ou quando ele diz:

"Se há um criador divino, uma autoridade moral derradeira, então por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? E por que essa deidade criaria pessoas, já que somos tão imperfeitos?"

São perguntas que temos que fazer.

Mas depois dessa parte o livro passou quase por uma mudança de escritor o livro virou outro, não que esteja reclamando, mas o livro de ensinamentos profundos passou a ser mais prático quando a 2ª guerra da papoula começa encaramos os horrores da guerra, e fazemos a pergunta há realmente uma vitória na guerra?
Será que vale a pena pelos danos.

Podemos trazer isso para nossas vidas.

Acho que o grande ensinamento do livro é:

Vale a pena os confrontos, estamos dispostos a nos impor e confrontar o que nos impõem na vida, os danos colaterais velem a pena?

O livro em certo ponto fala muito sobre vingança, a deusa fênix que toma conta de Rin e chamada de deusa da vingança, 

Eu tenho uma frase que diz:

"Quando eu ajo Deus senta e descansa, mas quando eu sento descanso Deus levanta e age." 

Na palavra de Deus fala:

Romanos 12:19 NAA
[19] Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”

Nota 9,5






Comentários