Filho amado fala do livro O senhor das Moscas - William Golding

Esse livro é diferente de tudo que já li, por isso a medida que contarei a história também estarei comentando para que entendemos a história por trás da história.

A propósito vou ter que contar spoiler do final já que a moral do livro "para mim" é muito necessário para o contexto do entendimento geral da conclusão.

Um grupo de estudantes (me parece de internato para garotos ingleses já que não tem nenhuma mulher) estão presos em uma ilha, sem nenhuma supervisão de adultos.

Alguns personagens se destacam na história como o jovem Ralph que foi escolhido por todos como líder da ilha e é o nosso protagonista.

E seu grande amigo e conselheiro Porquinho (não sabemos ao certo seu nome de verdade) e muito inteligente e sábio, mas suas fraquezas e sua aparência e um convite aos ataques de outros garotos.


Também conhecemos Johnny um rapaz que é líder do coral da escola, isso traz uma certa liderança entre o grupo e que o fez responsável para organização do grupo para caça e manter a fogueira acesa, essa fogueira acesa pode ser o único meio de um navio os verem e todos serem resgatados.

Tudo parece uma aventura de um livro juvenil, mas nossa história passa por 3 pontos extremos.
Quando um boato entre os mais novos de um terrível monstro está habitando a ilha com eles.

O segundo ponto extremo e quando Johnny prioriza a caçar antes de deixar a fogueira acesa, colocando em risco o resgate dos garotos.

Atenção spoilers 

O terceiro ponto e quando Johnny decide se revoltar com a liderança de Ralph, trazendo uma separação entre o grupo e uma ditadura cruel no grupo da ilha.

Sim, o livro se trata de política, e de tipos de governo, e até onde vai nossa civilidade que nossos jovens ingleses se orgulhavam tanto no princípio do livro, mas quando o tempo na ilha se passa vemos os jovens abrindo mão pouco a pouco dos hábitos tão idolatrado pela sua pátria.

Vemos como a figura de uma concha que ao soprada faz um barulho como uma corneta que era usado para chamar todos os garotos para a reunião, ela era a figura de organização e da política democrática quando se e instaurado a ditadura barbárie de Johnny toda a civilidade e quebrada e a selvageria e instaurada.

 A ditadura na ilha não foi instaurada do nada, primeiro ouve uma divisão extremista onde cada líder tinha sua ideia como prioridade, todos tinham rasão.

Era importante a fogueira, pois sem ela, os jovens não teriam chance de serem resgatados, mas também era importante a caça para todos poderem ter suas energias guardadas.

Logo depois ouve a rebeldia contra uma autoridade, oque trouxe o fim da civilidade.

"Spoiler muito grande se você não leu não leia essa parte, só leia se não pretende ler ou se já leu."

Concluindo o livro vemos o grande resgate e o fim de todos os problemas e brigas entre os extremistas da ilha, até mesmos os piores pecados cometidos foram esquecidos.

Vejo esse grande final, como a vinda de Cristo e o fim desses grandes polos extremistas no mundo porque o verdadeiro governo se instaurou para todos.

Romanos 14:11 NVI
[11] Porque está escrito:“ ‘Tão certo como vivo’, diz o Senhor,‘diante de mim todo joelho se dobrará,e toda língua confessará que sou Deus’ ”.

Nota 9


Comentários