Filho amado fala do Mangá Vagabond #01

O manga Vagabond vemos a história real de Takezo e Matahachi, dois amigos que voltaram para casa da Batalha de Sekigahara foi um conflito crucial na história do Japão, ocorrido em 21 de outubro de 1600 (no calendário moderno), marcou um ponto de virada decisivo na luta pelo poder entre os senhores feudais (daimyo) durante o período Sengoku (Era dos Estados em Guerra).

Na floresta, depois de um duelo, os dois amigos machucados são socorridos por duas garotas O-Ko e Miko, O-ko se apaixona por Takezo, e rejeitada, mas ela procura seu amigo Matahachi que está noivo em sua aldeia.

Takezo que sempre foi rejeitado e tratado como um animal, na sua cidade natal agora tem que dar a notícia para noiva e família de seu amigo que ele não voltou para casa, pois está morando com outra mulher.

Comentários 

Uma história real, cheio de camadas, Takezo que muda seu nome Musashi foi um espadachim e filósofo renomado que viveu no Japão entre os séculos XVI e XVII, durante o período Sengoku (Era dos Estados em Guerra). Ele é considerado um dos maiores espadachins da história japonesa.

Os desenhos de Takehiro Inoue são surpreendentes, é uma pintura em cada virada de página, quase podemos ver Takezo se movimentando nas páginas.

O roteiro não fica para trás, cheio de complexidade, a violência sofrida pelo nosso protagonista chega ser assustador, por preconceito pela situação social, hoje em dia ele seria também procurado pela justiça da mesma forma, vemos uma condenação sem sequer uma averiguação dos fatos de sua violência, que é bem intensa, e explícita.

 A história nos mostrando uma realidade vivida há muito tempo no Japão feudal, e muito Mágico como a arte consegue resgatar é eternizar momentos e realidades tão longínquas da nossa.

Nota 10 


Apoie também o nosso blog

Pix 62995448919

Leandro Mendes de Araújo 

Comentários