Filho amado fala do livro O Avesso da cor - Jeferson Tenorio
Pedro e um jovem que conta a história de sua família, no sul do Brasil, a história mais especificamente gira entorno de seu pai, Henrique, sua vida foi cercado de preconceitos e muitas lutas.
O livro vareia entre a história de sua mãe, Dona Martha e do Pedro e de Henrique.
Seus relacionamentos sempre são cheios de complicação derivada dos preconceitos, dos outros e deles próprios.
Quando Henrique teve seu namoro com Juliana e eles lutavam contra o preconceito de todos, inclusive seus familiares usando a tática de ignorá-los, foi muito triste, pois eles perceberam o preconceito invadindo até mesmo suas mentes.
A parte da história que conta sobre Dona Martha e agoniante ela e seu relacionamento com Vitinho cheio de abusos e dificuldades.
Comentários
O livro mostra também a realidade dos professores e sua dificuldade de manter a chama da esperança na sua obra e do poder de influenciar seus alunos, deu até vontade de ser professor, e esse poder deve ser usado com responsabilidade.
O livro ganhou um destaque maior graças a proibição do livro em algumas escolas, eles falaram que era devido ao conteúdo sexual contido no livro (oque vejo que tem um contexto no livro querendo expor até nessa área os preconceitos existentes) mas não creio que foi por causa disso a censura (por mais que ache um bom argumento.)
O livro também e cheio de propaganda contra a moral da instituição policial e do próprio governo (oque não estou falando que isso seja uma mentira) já estive várias vezes em situações onde minha "situação privilegiada de homem branco" apaziguou qualquer "contratempo incomodo" contra mim.
Expor isso deve ter incomodado.
Mas, por outro lado, o livro, como outras obras desse mesmo conteúdo generaliza, a divisão entre raças.
Sou marido de uma mulher linda, negra e pai de dois filhos lindos com suas características de afro descendentes bem marcantes, sei as dificuldades que eles vão ter que enfrentar e estudo muito sobre isso para alertá-los sobre esses problemas.
Mas alerto também que a luta verdadeira e de todos nós não só do grupo afro ou da "negritude", a luta e pela educação de uma população treinada a se achar melhor ou pior pelas suas características físicas.
E aprender a respeitar a todos, pois somos um povo só, somos todos uma raça só, somos todos Homo sapiens sapiens ou seres humanos.
Temos que mudar a realidade desse mundo
Uma das frases do livro
"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo."
Nota 9,5
Comentários
Postar um comentário