Filho amado fala do livro Alexandros- Valério Massimo Manfredi


Alexandre era filho de Felipe II um grande imperador da Macedônia seu governo foi muito importante protegendo os gregos dos bárbaros, mas foi Alexandre que desbravou toda Ásia, junto de seu exército incansável ele enfrentava desertos escaldantes, montanhas congeladas e impérios riquíssimos rios repletos de monstros terríveis, sua história poderia até ser um conto de fantasia, mas não isso e o nosso mundo.


E complicado fazer um resumo de sua jornada, pois 3 obras:

LIVRO 1 - O SONHO DE OLYMPIAS


Nessa obra Alexandre em sua infância conheceu seus melhores amigos Heféstion, Cratero, Ptolemeu e Cassandro juntos eles  formaram o grande exército do imperador.
Alexandre teve um grande educador, o pensador Aristóteles, que o treinou no raciocínio, na lógica e nas artes.
Nosso herói também ganha seus companheiros das suas longas odisseias o cachorro Peritas e o grande cavalo Bucéfalo.


Como foi fascinante aprender junto de Aristóteles seus ensinamentos nos enchiam de curiosidades e vontade de aprender mais creio que foi ele que incentivou a curiosidade que levou Alexandre a desbravar todo o império que ele conquistou.

Vemos a importância que um bom educador pode ter na vida de uma criança.

Sua mãe Olímpia e uma personagem ou personalidade incrível, se tiver um livro mais concentrado em sua história vou querer ler.

Esse para mim foi o melhor, por mais que o final seja bem macabro.



LIVRO 2 - AS AREIAS DE AMON

Nesse vemos o começo da grande jornada de Alexandre e seus amigos em conquista o mundo lutando contra grandes líderes, conhecendo um mundo novo, onde eles deixam sua casa e suas famílias sem terem certeza se vão voltar algum dia.

A lealdade dos amigos de Alexandre e emocionante, nos leva a pensar até onde um ser humano pode chegar.

Esse foi a parte mais complicada de ler, bem, mas ante tive que dar uma pausa na leitura, ler outras obras para depois voltar a ela.


LIVRO 3 - CONFINS DO MUNDO

Esse me capturou, vemos Alexandre se transformando depois da sua grande vitória contra os círios, o esplendor dos seus castelos seduziu tanto Alexandre e seus homens trazendo intrigas e traições que nos deixava mordendo o punho de nervosismo.

Achei fantástico com o crossover com o povo hebreu, eu acho o máximo de ler livros históricos, pois um personagem pode encontrar outros que lemos de outro livros.
Vemos o encontro de Alexandre com um Sumo Sacerdote de Deus, por mais que achei estranho a exaltação que ele traz para Alexandre.


Comentários
Algumas frases esplêndidas são ditas no livro:

Aristóteles em uma conversa com Alexandre diz :

"não é vergonhoso ser humilde ou pobre, mas sim nada fazer para não melhorar as próprias condições."

Em outra um homem Parmênio tenta fazer um acordo com Alexandre:

– Se eu fosse Alexandre, aceitaria.
O rei baixou a cabeça como se quisesse refletir sobre aquela afirmação, e aí replicou com frieza:
– Eu também, se fosse Parmênio.

Cuidado Spoilers.

Vemos a tentativa de Alexandre de realizar seu sonho e conquistar tudo que ele sonhava, mas quando ele se vira e vê que não valeu a pena pela perca de vários amigos e de saúde não só física, mas mental também.
Será que valeu a pena a Bíblia nos fala:



‭‭Marcos‬ ‭8:36‬ ‭NVI‬‬
[36] Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Um grande homem, mas foi morto por uma doença, penso para mostrar que era apenas um homem, por mais esplêndida que seja sua vida e apenas um homem, grande mesmo só a um apenas, Jesus.



Nota 10 


Comentários