Filho amado fala do livro Ubirajara - José de Alencar



Ubirajara e um grande caçador de renome em sua aldeia, mas ele busca algo mais, ele quer ser também um grande guerreiro.

Com essa ideia ele vai à aldeia dos Tocantins desafiar o grande guerreiro deles, lá ele conhece a Índia Araci e se apaixona por ela, mesmo nosso herói já estando destinado a se casar com Jandira, uma virgem da tribo dele.

E uma história sobre a cultura indígena, para escrever José de Alencar deve ter feito um estudo bem minucioso, com a linguagem indígena e seus costumes de guerra, de hospitalidade, de casamentos.

Nosso herói me lembrou muito os heróis gregos, sua força insuperável e suas virtudes sem igual, seria José de Alencar querendo elevar o conceito dos brasileiros sobre si mesmo trazendo um herói nacional?
Ele invergando o arco, me trouxe a memória de  Ulisses do livro  A Odisseia.

O livro por mais pequeno que seja tem muito conteúdo, fica um pouco complicado de ler devido à troca troca de nomes do personagem principal, ele recebe o primeiro nome Ubirajara, depois Jurandir e depois volta a ser Ubirajara de novo, mas e uma obra que merece ser apreciada.

Nota 6,5

Comentários