Filho amado fala sobre o livro Para meu amigo Branco


Minha mãe me indicou a leitura desse livro.
Esse assunto e bem delicado pelas feridas abertas dês de 1500 anos até hoje e que são dificilmente fechadas.
E por eu ser homem branco hetero favorecido sou até suspeito em falar sobre esse assunto, muitos dizem que só sentindo na pele para entender a dor de uma pessoa negra quando sofre um racismo, mas vou dar minha opinião sobre a obra em si trazendo meus ideais cristãos para a discussão.

Primeiro falaremos sobre o livro :
 Manoel Soares traz uma viagem há nossa infância, adolescência e vida adulta para vermos o racismo na sociedade  ao nosso redor e (teoricamente em nós mesmo) teoricamente pois o autor acaba genralizando toda uma sociedade que praticam erros gravicimos (sim em uma grande maioria, mas não são todos.)


O livro foi dividido em algumas partes infância, adolescência e vida adulta vou dar minha opinião discordo com o modo de vida que tive e com os exemplos trazidos na obra.

Infância 
Foi perguntado no livro, quantos pessoas negras aviam na minha sala de aula?

Eu não me lembro, pois nunca vi alguma  diferença, éramos  todos zoados por nossas características pelos (chefes de facção da escola) eu e meu irmão por sermos gêmeos tinha um rapaz que por ser tão branco que facilmente ficava vermelho, e havia os negros que eram chamados de pretinhos.

Sempre detestei os apelidos, além de ser gêmeo eu o meu irmão era magros e o nariz um pouco avantajado então os as brincadeiras rolavam solta.
Minha mãe Romilda que tem trassos africanos cabelos enrolados boca carnuda mas tinha o tom da pele clara sempre nos ensinou a tratar bem a todos falando as palavras mágicas "obrigado, por favor e com licença".
Ela tem uma madrinha  que érdamos como nossa madrinha Hilda que e negra e com muito orgulho pedagoga formada hoje mora no Estados Unidos.
E um amigo Luciano formado e pós graduado se não estou enganado em psicopedagogia.

Minha mãe sempre foi ativa na igreja católica e iamos em uma reunião que acontecia no Goiânia arena chama-se grito dos excluídos.

No livro Manoel nos traz alguns conceitos de exclusão que não vivi ou não percebi na hora que meus colegas  e amigos de escola que eram negros sofreram mas que agora percebo que existiram.


Adolescência 

Conheci minha linda esposa na escola Kesia uma linda negra que me deixou loucamente apaixonado por sua beleza e sua alegria.

Sou casado com ela há 14 anos e temos 2 filhos lindos José e Moisés.

Sofremos juntos alguns preconceitos até entre familiares que prefiro nem comentar mas que foi dolorido até para mim, imagina para ela.

Uma vez dei uma carona de moto para meu cunhado, a polícia nos parou conversou comigo normalmente mas com ele foi muito bruto e desrespeitoso.

Na vida adulta agora tenhos meus dois filhos e percebo que eles vão sofre alguns preconceito, mas quero ensinar meus filhos a lhe dar diferente com essas ações erradas da sociedade.

Primeiro eles tem que assumir sua identidade sim mas qual?

E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:17 ARA

Sim essa e a verdadeira identidade dele, ele e um filho amado de Deus assim como todos que o aceitam.
"A mas você vai estar negando a raça dele"

O próprio autor Manoel Soares sita em seu livro que o ser humano não e considerado entre os cientistas ter diferenças raciais.

Nos somos um povo só, não somos negros, brancos ou índios somos todos seres humanos que precisam de respeito.

  como já comentei ouve feridas na história da humanidade na época da escravatura e a difícil luta da  dissolução de seus efeitos até hoje.

Mas enquanto estivermos semparados cada um com seu grupinho o racismo sempre vai existir, nós precisamos lutar juntos contra o desrespeito ao próximo, e ensinar a todos a amar o próximo como Jesus os amou .

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:34‭-‬35 ARC

E isso e ensinado também no livro por isso meu amigo filho de Deus independente do seu tom de pele te convido a lutar juntos contra a falta de amor.



Comentários

  1. Muito bem!!! Percebo que você já evoluiu em sua forma de pensar. Ainda falta muito para ajudarmos o José e o Moisés a sofrerem menos, que eles vão sofrer, infelizmente, isso é fato. Não será fácil desfazer séculos de preconceito e discriminação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário