Filho Amado comenta sobre o HQ Turma da Mônica: Integral
Personagens: Magali, Cascão, Floquinho, Mônica, Cebolinha, Xaveco, Carminha Frufru, Denise, Maria Cebolinha (Mariazinha), Titi, Seu Juca, Aninha, Seu Cebola (Pai do Cebolinha), Maria Cascuda, Dona Cebola (Mãe do Cebolinha), Dona Lurdinha (Mãe do Cascão), Xabéu, Seu Antenor (Pai do Cascão), Seu Sousa (Pai da Mônica), Sansão (Coelhinho da Mônica), Seu Xavier (Pai do Xaveco), Meninos da Rua de Baixo, Menininhas da Rua de Baixo
Roteiro: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Arte: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Cores: Vitor Cafaggi, Priscilla Tramontano - ‘Prix’
Editor original: Sidney Gusman
Publicada pela primeira vez em Graphic Msp n° 2/2013 - Panini
Personagens: Magali, Mingau, Cascão, Floquinho, Dudu, Mônica, Cebolinha, Quinzinho, Marina, Xaveco, Maria Cebolinha (Mariazinha), Titi, Aninha, Seu Cebola (Pai do Cebolinha), Dona Cebola (Mãe do Cebolinha), Dona Lurdinha (Mãe do Cascão), Dona Luísa (Mãe da Mônica), Seu Antenor (Pai do Cascão), Dona Lina (Mãe da Magali), Seu Sousa (Pai da Mônica), Seu Carlito (Pai da Magali), Tonhão da Rua de Baixo, Agnes, Sofia, Sansão (Coelhinho da Mônica), Penha, Fabinho Boa Pinta, Ricardinho, Diretora Martha, Madame Margot, Tia Lélia, Juliana Mourão, Menininhas da Rua de Baixo, Meninas do Bairro das Pitangueiras
Roteiro: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Arte: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Cores: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Paula Markiewicz
Editor original: Sidney Gusman
Publicada pela primeira vez em Graphic Msp n° 8/2015 - Panini
Personagens: Magali, Cascão, Floquinho, Bidu, Dudu, Mônica, Cebolinha, Franjinha, Jeremias, Quinzinho, do Contra, Marina, Xaveco, Carminha Frufru, Denise, Maria Cebolinha (Mariazinha), Seu Cebola (Pai do Cebolinha), Maria Cascuda, Dona Cebola (Mãe do Cebolinha), Dona Lurdinha (Mãe do Cascão), Xabéu, Seu Antenor (Pai do Cascão), Dona Lina (Mãe da Magali), Seu Carlito (Pai da Magali), Tonhão da Rua de Baixo, Capitão Pitoco, Sansão (Coelhinho da Mônica), Dona Cecília (Mãe do Dudu), Ursinho Bilu
Roteiro: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Arte: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Cores: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Paula Markiewicz, Eduardo Damasceno, Flavio Markiewicz
Editor original: Sidney Gusman
Publicada pela primeira vez em Graphic Msp n° 17/2017 - Panini
Sinopse
Cascão e Cebolinha continuam fugindo dos valentões da escola com seus disfarces hilários. Enquanto isso, Magali recebe um convite para a festa de aniversário da Carminha; mas, ao ir dormir na casa da Mônica, ela conta a novidade e descobre que a amiga não foi convidada.
Cascão também vai dormir na casa de Cebolinha, e os dois levam revistas em quadrinhos para lerem juntos. Na manhã seguinte, após uma chuva muito forte, a pequena casa na árvore do Cebolinha amanhece destruída.
Mônica procura o Cebolinha e propõe um acordo: ela ajudaria o garoto a construir um novo clubinho e, em troca, ele a ajudaria a entrar na festa da Carminha.
Comentários
Nesta terceira história do volume, vemos Cebolinha e Mônica fazendo uma aliança para alcançar seus objetivos: ele quer reconstruir seu clubinho e ela deseja ir à festa tão badalada. Vemos também nossos amiguinhos enfrentando as maldades de outras crianças.
É muito doloroso ver tanto a Mônica sendo rejeitada pela Carminha quanto o Cascão e o Cebolinha apanhando do Tonhão. A questão é que isso é uma realidade na vida infantil. A maldade no mundo, assim como existe entre adultos, também ocorre entre as crianças, manifestando-se através de manipulação, traição, perseguições e até abusos, além de coisas ainda piores.
O problema é que muitas crianças não sabem que certas atitudes são crimes e acabam suportando ou enfrentando tudo sozinhas. É aí que entra o papel dos pais presentes, que devem ensinar, apoiar e acalentar seus filhos. O mundo é cruel, e as crianças precisam do nosso apoio para aprenderem a lidar com ele.
Sinopse
O Cebolinha reúne a turminha para uma iniciativa especial: já que não conseguiu convencer o Franjinha a construir uma máquina do tempo para o seu clubinho, ele resolve criar uma cápsula do tempo. O objetivo é guardar objetos que sirvam de recordação para suas grandes aventuras.
Cada um traz algo especial: Cebolinha guarda o fantoche da Sininho — feito com uma meia para um de seus planos infalíveis que, como de costume, não deu certo. Cascão traz o peão que havia perdido nos pelos do Floquinho e que serviu como a primeira pista para encontrá-lo quando o cãozinho se perdeu. Mônica preserva o cartaz de "procura-se" que o Cebolinha fez naquela ocasião. Já Magali guarda as balinhas que o Cascão lhe deu para matar a fome e a cartinha que a Mônica escreveu para ela enquanto ambas estavam de castigo; em resposta, Mônica também mostra a sua versão da carta, entre outras memórias compartilhadas.
Comentários
Essa história inédita nos mostra os personagens percebendo que estão crescendo e que, talvez, a vida possa acabar afastando-os no futuro. Ver a turminha relembrando o que viveram nos passa a sensação de estarmos lá com eles, nos despedindo da infância. A ideia da cápsula do tempo foi genial; eu adoraria ter pensado nisso quando era criança.
Eu também tive o meu próprio grupo, a Turma L, e éramos tão unidos quanto eles. Talvez por isso eu tenha me identificado tanto. Hoje, todos nós da Turma L somos adultos, temos filhos e compromissos próprios. Por mais que tentemos nos reunir, às vezes é muito complicado, pois nos tornamos pessoas diferentes, com gostos e focos de vida distintos. Mas as lembranças das brincadeiras que deixamos para trás sempre permanecerão.
Leonardo, Júnior, Ladislau, Welington Junior, William e Agne: sei que será difícil vocês lerem isso, mas quero dizer que as memórias que construímos tornaram minha infância muito mais feliz e ajudaram a formar o homem que sou hoje. Por isso, nunca deixem a Turma L acabar, pelo menos dentro das nossas lembranças.
Deixo agora as palavras do Cebolinha para podermos meditar.
Comentários
Postar um comentário