Filho Amado comenta sobre o filme Wicked parte 2 2025


Ficha de Créditos – Wicked: For Good (Wicked – Parte 2)

Título original: Wicked: For Good
Título no Brasil: Wicked – Parte 2
Ano: 2025
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Fantasia | Musical | Romance
Duração: a confirmar
Classificação indicativa: a confirmar
🎥 Direção
Jon M. Chu
✍️ Roteiro
Winnie Holzman
(Baseado no musical da Broadway)
📚 Obra original
“Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”
Autor: Gregory Maguire

🎭 Elenco Principal
Cynthia Erivo – Elphaba
Ariana Grande – Glinda
Jonathan Bailey – Fiyero
Michelle Yeoh – Madame Morrible
Jeff Goldblum – O Mágico de Oz
Ethan Slater – Boq
Marissa Bode – Nessarose
🎼 Música
Stephen Schwartz
🎹 Canções e letras
Stephen Schwartz
🎬 Produção
Marc Platt
David Stone
🏢 Produção / Distribuição
Universal Pictures
🎨 Direção de arte / Figurino
Inspirados na montagem original da Broadway, com expansão visual para o cinema

Sinopse
Elphaba começa o filme libertando animais que estão presos e sendo usados para puxar uma máquina responsável pela construção da Estrada de Tijolos Amarelos. Seu objetivo é contar a verdade sobre o falso Mágico de Oz, mas, infelizmente, Madame Morrible quer impedi-la a todo custo.
Quando Elphaba descobre o grande casamento de Glinda e Fiyero, ela percebe uma grande oportunidade de revelar a verdade para todos — e também de visitar uma velha amiga. Glinda convence Elphaba a conversar com o Mágico de Oz e tentar um acordo com ele.
Porém, quando Elphaba descobre animais presos em gaiolas, isso a enfurece profundamente. Ela liberta os animais e acaba estragando o casamento de Glinda.
Fiyero decide desistir do casamento e fugir com Elphaba, o que deixa Glinda muito triste. Em meio à dor, Glinda revela a Madame Morrible uma forma de atrair a bruxa: colocando a irmã de Elphaba, Nessarose, em perigo.
Mas Morrible vai ainda mais longe. Ela provoca um tornado que traz uma casa de um lugar chamado Kansas, que cai exatamente sobre Nessarose. Dentro da casa está uma garotinha chamada Dorothy, que recebe a missão de procurar o grande Mágico de Oz.

Comentários


A segunda parte desse filme traz ainda mais camadas do que a primeira, com cenas que nos fazem refletir a cada take.
A cena do encontro de Elphaba com sua irmã Nessarose é emocionante. A bruxa tenta fazer sua irmã feliz ao trazer os sapatos que lhe dão o poder não apenas de andar, mas também de voar. Infelizmente, Nessarose estraga tudo com sua fixação pelo soldado Boq Woodsman, consumindo seu coração. 
É fantástico descobrir que ele era, na verdade, o Homem de Lata. Elphaba o salva, e quando vemos os outros personagens dessa história tão nostálgica, lágrimas vêm aos olhos — principalmente ao nos aproximarmos do final da jornada da protagonista e percebermos que tudo foi um grande sacrifício.
O diálogo de Elphaba com o Mágico de Oz também nos faz refletir, quando ele diz:
“A verdade não importa tanto quanto aquilo em que as pessoas acreditam.”
Mesmo que ele contasse a verdade, as pessoas não iriam acreditar. Isso nos leva diretamente à nossa realidade atual, onde muitos evitam a verdade a todo custo, simplesmente porque não conseguem aceitá-la.
Há também a grande questão de toda a história de Oz funcionar como uma analogia à Segunda Guerra Mundial: os animais sendo presos e até mortos por serem quem são, enquanto, na primeira música, Glinda canta sobre sua felicidade, ignorando o sofrimento de outros povos.

 Assim como muitos alemães viviam suas vidas normalmente enquanto judeus, negros e outros grupos eram perseguidos debaixo de seus próprios narizes.
Um filme fantástico, de um universo sem igual, que eu quero conhecer cada vez melhor.

Veja os comentários do primeiro filme :



Comentários