Filho Amado comenta sobre o HQ A Saga do Homem Aranha 2ª série nº4


Publicado em: julho de 2025
Editora: Panini
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Edição Especial
Gênero: Super-heróis
Status: Em circulação
Número de páginas: 148
Formato: Americano (17 x 26 cm)
Colorido/Lombada quadrada

Preço de capa: R$ 45,90

Nas garras do... Puma!

Personagens: Homem-AranhaRei do CrimeMary Jane WatsonPumaRosaGata NegraDuende MacabroArranjador
Roteiro: Tom Defalco
Desenho: Ron Frenz
Arte-Final: Josef "Joe" Rubinstein
Cores: Christie "Max" Scheele
Letrista: Fernando Chakur
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Publicada pela primeira vez em Amazing Spider-Man, The (1963) n° 257/1984 - Marvel Comics
Sinopse 

​A história começa com nosso herói aracnídeo já terrivelmente debilitado, com o braço em uma tipoia improvisada de teia. Ele está enfrentando o perigoso Puma, enviado para eliminá-lo pelo gangster Rosa. Mas o Homem-Aranha não está sozinho: a Gata Negra está na jogada, e dessa vez ela possui um novo poder que afeta a sorte de seus adversários.

​Esse novo poder ajuda nossos protagonistas a fugirem do Puma. Eles vão para o apartamento do herói, o que faz com que Felicia, acostumada ao bom e ao melhor, deteste o modo como Peter vive. Quando a Gata Negra está de saída, entra a esplendorosa Mary Jane.

​Ela está ansiosa para comemorar seu novo emprego, mas, no momento em que Peter sente o Sentido-Aranha apitar, ele expulsa a ruiva. Imediatamente, o Puma invade o apartamento.


​💬 Comentários Revisados

​Esta é uma história entregue por Tom DeFalco, cheia de emoção que nos deixa sem fôlego. Vemos o quanto as aventuras do Amigão da Vizinhança amadureceram nesta nova saga, que possui uma expansão bem maior e muitas camadas.


O preconceito da Gata Negra em relação ao apartamento de Peter é constrangedor, e nos faz perder parte do carinho que tínhamos por ela.

​Ver Peter tão debilitado e machucado, mas ainda assim buscando salvar as pessoas, nos aproxima dele e nos inspira. É um paralelo com a nossa própria realidade: como ele, assumimos a responsabilidade de que, mesmo machucados ou doentes, precisamos sair para trabalhar, pois as contas estão chegando.


​✨ A Palavra de Deus

2 Coríntios 4:8-9 (Nova Versão Internacional - NVI)

​"De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos."






O segredo sinistro do novo traje do Homem-Aranha!


Personagens: Homem-AranhaQuarteto FantásticoTocha Humana IISenhor FantásticoMary Jane WatsonPumaRosaGata NegraDuende MacabroH.E.R.B.I.E.
Roteiro: Tom Defalco
Desenho: Ron Frenz
Arte-Final: Josef "Joe" Rubinstein
Cores: Bob Sharen
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Publicada pela primeira vez em Amazing Spider-Man, The (1963) n° 258/1984 - Marvel Comics

Sinopse

Mary Jane está no apartamento de Peter, confrontando-o sobre ele ser o Homem-Aranha, quando a Gata Negra surge da janela, confirmando tudo. A ruiva sai desesperada.

​Peter, cansado, acaba cochilando. O traje flui sobre ele e sai pela noite, com nosso herói dormindo.

​Peter tem um terrível pesadelo com o traje tradicional e o negro brigando por ele. Quando acorda, está em sua cama, e decide ir até Reed Richards para estudar seu traje negro.



​Comentários

Tom DeFalco, o roteirista, nos traz um plot twist tão extraordinário na história como nunca visto: descobrimos que o novo uniforme de Peter, tão marcante e adorado, que tanto o fortalecia, é, na verdade, um ser vivo, um tipo de parasita. Isso nos traz um sentimento muito forte de repugnância.

​Essa revelação é tão absurda e fantástica que nos faz refletir sobre o tempo que Peter achou que algo o estava ajudando, quando na verdade estava o matando — e logo ele, o Amigão da Vizinhança, que já não tinha poucos problemas.

​Muitos de nós, talvez, temos uns parasitas também: pequenos demônios que ficam se alimentando de nós com os pecados pequenos que achamos que não estão fazendo mal a ninguém — os famosos "pecados de estimação". Esses pecados estão nos matando, distanciando-nos de Deus cada vez mais.

​A Bíblia nos diz:

Romanos 6:12-13: "Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seuus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos para a injustiça; antes, ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos para a justiça."



Ídolo heroico!

Personagens: Homem-AranhaJoseph "Robbie" RobertsonBetty BrantNômade III
Roteiro: Cary D. Burkett
Desenho: Greg Larocque
Arte-Final: Mike Esposito - ‘Joe Gaudioso/Mickey Demeo’
Cores: George Roussos - ‘George Bell’
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Adaptação: Erick Garcia
Publicada pela primeira vez em Marvel Team-Up (1972) n° 146/1984 - Marvel Comic

Sinopse

​Esta história se passa antes de o Homem-Aranha descobrir o perigo de seu uniforme negro.

​Peter está patrulhando a cidade com seu traje negro quando se depara com um terrível acidente de carro. Com facilidade, nosso herói arranca a porta amassada do veículo, permitindo o resgate dos feridos. Logo em seguida, quando Peter está em trajes normais, ele é atacado por uma gangue em um beco. Se usar seus dons sobre-humanos, ele corre o risco de ser descoberto.

​É então que Jack Monroe entra em ação para ajudar o jovem rapaz cercado. Monroe é, na verdade, o Nômade, ou quem conhecemos melhor como Bucky, o Soldado Invernal. Assim que eles colocam os bandidos para correr, Monroe e Peter se tornam melhores amigos e vão ao cinema juntos assistir a um filme de Velho Oeste.

​Junto aos valentões da gangue, há um garoto que está tentando entrar no grupo. Para isso, ele rouba um pacote importante para Monroe. Agora, nossos heróis precisam encontrar o garoto e impedir que ele se meta em mais encrencas.


​Comentários

​A história do garoto, apresentada por Cary D. Burkett, é triste. Ver uma criança idolatrando criminosos nos deixa frustrados e com um sentimento de fracasso.

​Pois isso não acontece apenas na ficção. Quantos garotos não estão idolatrando bandidos e assassinos só porque a mídia romanceia suas histórias? Nós nos tornamos quem admiramos.

​Assim como o garotinho que admirava o líder da gangue, devemos escancarar os verdadeiros heróis, ou melhor, o verdadeiro Herói: Cristo.

A Bíblia nos ensina:

​"Não se deixem enganar: 'As más companhias corrompem os bons costumes'."

— 1 Coríntios 15:33 (NVI)



Recordar é viver!

Personagens: Homem-AranhaTia MayNathan LubenskyTio Ben
Riteiro: Bill Mantlo
Desenho: Sal BuscemaKerry Gammill
Arte-Final: Carlos Garzón
Cores: George Roussos - ‘George Bell’
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Adaptação: Erick Garcia
Publicada pela primeira vez em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man Annual (1979) n° 4/1984 - Marvel Comics

Sinopse

​Enquanto o Homem-Aranha combate o crime, Tia May viaja ao passado através de suas memórias. Ela era muito jovem quando conheceu Johnny Jerome, um trambiqueiro galanteador que a seduziu.

​Após Peter contar à Tia May que largou a faculdade, ela parou de falar com ele. Mesmo assim, ele resolve visitá-la, mas Nathan Lubensky — um dos inquilinos de May — revela que ela tem agido de forma muito estranha, saindo sozinha no meio da noite sem explicação. Agora, Peter decide vigiá-la para desvendar esse mistério.


​Comentários

​Bill Mantlo nos entrega uma história cheia de emoção. É um roteiro mais cadenciado que o habitual, já que o foco é a Tia May, e não o Homem-Aranha. Nela, conhecemos um passado pouco revelado de May, antes de seu casamento com o Tio Ben.

​Como foi dito no filme Titanic:

"O coração de uma mulher é um oceano profundo de segredos."


​Vemos uma May jovem e ingênua se apaixonando por um mau-caráter, contrastando com sua versão idosa, que o reencontra demonstrando maturidade e segurança. O roteirista traz com maestria essas duas visões da mesma mulher, evidenciando a importância do amadurecimento e o poder que a experiência nos traz. É o reflexo exato de 1 Coríntios 13:11:

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino."



Gata e rato

Personagens: Homem-AranhaGata Negra
Roteiro: Bob Denatale
Arte: Ron Randall
Cores: George Roussos - ‘George Bell’
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Adaptação: Erick Garcia
Publicada pela primeira vez em Peter Parker, The Spectacular Spider-Man Annual (1979) n° 4/1984 - Marvel Comics
Sinopse
​O Homem-Aranha e a Gata Negra decidem ter uma noite romântica a sós no apartamento. O "amigão da vizinhança" leva uma garrafa especial para a ex-gatuna, mas ela acaba perdendo a garrafa de vista em um momento de distração. Para não transparecer que é desatenta, Felicia pede ao Homem-Aranha que saia para buscar um vinho enquanto ela procura a garrafa original.

​Nesse meio tempo, a Gata Negra percebe uma caixa de fósforos com o nome de um restaurante e decide seguir essa pista, enquanto o Cabeça de Teia corre contra o tempo atrás da bebida.
Comentários

​Bob DeNatale nos entrega uma história que parece simples superficialmente, mas que carrega uma profundidade gigantesca.
​Felicia está fazendo de tudo para que seu relacionamento com o Homem-Aranha dê certo. 
No entanto, sua amiga revela que a pressão que ela está se impondo está destruindo sua verdadeira essência. Embora um relacionamento exija crescimento e mudanças, ele não deveria servir para nos oprimir. O ser humano tem uma necessidade natural de pertencer a um grupo ou a alguém, e isso exige esforço e adaptação.

​Por isso, é fundamental selecionarmos bem nossos relacionamentos. Como a Bíblia nos ensina em Romanos 12:2:
​"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Relembrando todos os meus passados!

Personagens: Homem-AranhaQuarteto FantásticoSenhor FantásticoMulher-HulkMary Jane WatsonRosaDuende Macabro
Roteiro: Tom Defalco
Desenho: Ron Frenz
Arte-Final: Josef "Joe" Rubinstein
Cores: Bob Sharen
Tradutor: Mario Luiz C. Barroso
Editor original: Jim ShooterDanny Fingeroth
Publicada pela primeira vez em Amazing Spider-Man, The (1963) n° 259/1984 - Marvel Comics

Sinopse

​Mary Jane decide revelar seu passado a Peter Parker logo após descobrir que ele é o Homem-Aranha. Ela conta que ela e sua irmã, Gayle, cresceram sob a sombra do pai, Philip, um professor que sonhava em ser um grande escritor. Por não obter sucesso, ele descontava suas frustrações na família. Após ele agredir Gayle, a mãe delas, Madeline, resolveu fugir com as filhas.

​Gayle, que também desejava ser artista, acabou abandonando seus sonhos para se casar precocemente, o que gerou um grande conflito com sua mãe. Anos depois, após terem filhos, o marido de Gayle não aguentou a pressão e fugiu, deixando-a sozinha com as crianças. Gayle buscou conforto na família, mas Mary Jane, querendo escapar daquele ambiente de sofrimento, fugiu, dizendo que os problemas da irmã não eram dela.

​Enquanto Mary Jane desabafa com Peter, um grande vilão surge na cidade, interrompendo o momento de vulnerabilidade.


​Comentários

​O roteirista Tom DeFalco nos entrega uma história diferenciada, trazendo um drama pessoal profundo de Mary Jane. É uma perspectiva inédita sobre como foi construída essa personagem tão cativante e, até então, vista apenas como sedutora.

​É fundamental explorarmos esse lado mais humano da MJ; ver sua profundidade e suas lutas nos aproxima dela. Isso confere mais estrutura ao relacionamento com Peter que, embora ainda sejam apenas amigos, demonstram uma conexão única que sempre amei ver junta.

​A história aborda a importância de pedir perdão e de perdoar. Peter ainda se sente triste por não conseguir falar com a Tia May, que está magoada porque ele largou a faculdade. No entanto, após ouvir o relato de Mary Jane sobre o tempo em que ela não fala com a irmã, ele sente a necessidade urgente de buscar a reconciliação.

Reflexão Bíblica: Mateus 5:23-25 (ACF)

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário..."


Nota: 10

Veja as resenhas Da coleção Saga do homem-aranha

Muitas das Informações concedidas por guia dos quadrinhos

Comentários