Filho Amado fala do livro Pai-de-todos - Ganymédes José
Pai-de-todos conta a história de Bilo, um garoto de 13 anos, muito trabalhador, mas humilde. Ele trabalha como engraxate e vive com seu pai, um bóia-fria que sustenta a casa. Sua mãe já faleceu, e a tia Januária, irmã de seu pai, veio ajudá-lo a cuidar das crianças: Zé Roberto e Carlão, os irmãos mais velhos de Bilo. Além deles, ele tem duas irmãs, Candinha e Maria Cuca, a quem ama muito, e um cachorro chamado Sabugo.
Um dia, seus dois irmãos mais velhos tentam assaltar alguém e acabam esfaqueando um rapaz. Bilo presencia tudo, mas, apavorado, volta para casa sem contar a ninguém.
No dia seguinte, ele é despertado pela polícia invadindo sua casa à procura dos irmãos. Zé Roberto e Carlão fogem, mas Bilo, assustado, vê seu pai sofrer um ataque e ser levado para um sanatório. Suas irmãs mais novas são levadas por uma tia rica, e agora ele precisa arcar com uma dívida deixada pelo pai. Para isso, ele assume o trabalho de bóia-fria, seguindo os passos paternos.
Bilo sonha em ganhar muito dinheiro e trazer suas irmãs de volta para morarem juntos novamente.
Comentário
Uma história comovente e de uma realidade dura para uma criança. É impossível não se emocionar, principalmente porque, apesar de ser uma obra de ficção, reflete a vida de muitas crianças no interior do Brasil, que enfrentam desafios semelhantes.
Identifiquei-me muito com a luta diária de Bilo para pagar suas contas com dificuldade. É triste ver sua ingenuidade ao acreditar em seus sonhos, que parecem estar tão distantes de se tornarem realidade.
O final me pareceu um tanto simplista com os tios repentinamente decidindo chamá-lo para morar com eles, pareceu um desfecho conveniente demais. Isso acabou quebrando o tom da narrativa. Mesmo sendo um livro juvenil, acredito que poderia ter mantido um pouco mais do realismo que permeou toda a história.
Ou será que interpretei o final errado?
Atenção: spoilers!
Será que, no acidente de caminhão, Bilo morreu? Seu final feliz foi tudo no além vida? Talvez?
Nota 6
Comentários
Postar um comentário