Filho amado comenta sobre o livro Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

No meio do trânsito um homem e acometido por uma cegueira diferente, uma cegueira branca, que aves das escuridões há uma luz.
Mas esse homem foi apenas o primeiro, como uma pandemia a cegueira branca se alastrou por todo o mundo, o governo tenta conter a suposta doença enclausurando os desafortunados em um manicômio, um deles foi um casal um doutor oftalmológico e sua esposa, mas eles guardam um segredo a mulher do doutor foi a única no mundo todo que não ficou sega.

Agora a mulher do doutor e o médico de olhos vão tentar sobreviver nesse mundo remetido a voltar para sua natureza, para saciar suas necessidades mais essenciais, sem o dom da visão.

Comentários



José Saramago nos traz uma ideia única e sem precedentes, ele utiliza um modo de escrita bem peculiar não colocando nomes em seus personagens, isso nos traz uma submersão muito intensa porque poderia ser qualquer um de nós.
O autor nos dá uma visão da natureza do ser humano que nos assusta e nos traz "para quem é sincero", uma realidade, será que não faríamos igual, será que na mesma situação conseguiríamos manter a decência e a humanidade, o amor ao próximo ou até mesmo o companheirismo.


Oque não faríamos para podermos manter nossa honra, ou o nosso pudor, será que a necessidades básicas não falariam mais alto.

Agora a grande questão quantos no mundo não estão enfrentando esse dilema hoje?
Mendigos, moradores de rua, pais, e mães que estão tentando alimentar seus filhos.
E quem somos nós para julgar, se não estamos na mesma pele.

Jesus uma vez foi apresentado a um julgamento de uma mulher que tinha sido pega em adultério, ele simplesmente falou:

⁷ ...Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 

João 8:7

No final do livro ouve um trecho cortado do filme quando a mulher do médico e o médico vão a igreja, para conseguir paz e descansar um pouco, mas encontra todas as imagens com os olhos tapados com vendas, para entender o simbolismo da cena temos que saber que o autor e ateu ele mostra que as imagens de ídolos ou até mesmo a imagem de Cristo não podem fazer nada por eles, estão vendados.
Mas, na verdade, muitas vezes as pessoas não enxergam ou não ouvem por não estarmos tão próximos a elas, devemos nos aproximar para falar ou clamar Deus está vendado.

¹ Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para não poder salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 

Isaías 59:1

Nota 10 



Comentários