Filho Amado comenta sobre o HQ Turma da Mônica: Integral


Publicado em: novembro de 2023
Editora: Panini
Licenciador: Mauricio de Sousa
Categoria: Álbum de Luxo
Gênero: Juvenil
Status: Edição única
Número de páginas: 272
Formato: (19 x 27,5 cm)
Colorido/Capa dura
Preço de capa: R$ 149,90


Sinopse 
A história nos apresenta Mônica correndo atrás de Cebolinha e de seu fiel escudeiro e parceiro de tramóias, Cascão, ambos vestidos com fantasias de Peter Pan e Capitão Gancho. Com certeza, eles estão fugindo de levar castigo por mais um plano infalível que deu errado.
Depois das devidas surras, Cebolinha chega em casa e descobre que seu cachorro, Floquinho, acabou fugindo e está desaparecido. Isso destrói nosso amiguinho de língua enrolada de tal maneira que, sim, Mônica, Magali e Cascão vão visitá-lo.
Cascão, então, motiva Cebolinha a fazer um plano infalível para encontrar o cachorro azulzinho, Floquinho. Assim, os quatro amigos decidem sair em uma grande aventura atrás do fiel companheiro de Cebolinha.

Comentários
Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi trazem uma linda releitura da história de Maurício de Sousa. Eu já tinha visto o filme, mas a magia desse quadrinho é sem comparação. A arte dos dois é impressionante: o modo como Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e até a galinha são desenhados nos deixa arrepiados, tão vivos e reais que nos fazem acreditar novamente nesse mundo da fantasia infantil.
Ver nossos amiguinhos de infância — Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão — em uma aventura tão altruísta foi fantástico.
Mônica contando a história do pai dela, fazendo o cinema de caixote, nos emociona ainda mais quando sabemos que Maurício realmente viveu aquilo.
É bonito ver que, mesmo brava com Cebolinha e dando surra nele, Mônica se preocupa de uma forma sensacional, nos lembrando como era a amizade da infância: mesmo enfezados, ainda éramos os melhores amigos.
Não é à toa que Jesus fala que o Reino dos Céus é dos pequeninos.
Mateus 19:14 (ARA)
“Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus.”
Temos que perdoar e ser perdoados. Esse é o amor de Cristo.


Lições

Personagens: MagaliMingauCascãoFloquinhoDuduMônicaCebolinhaQuinzinhoMarinaXavecoMaria Cebolinha (Mariazinha)TitiAninhaSeu Cebola (Pai do Cebolinha)Dona Cebola (Mãe do Cebolinha)Dona Lurdinha (Mãe do Cascão)Dona Luísa (Mãe da Mônica)Seu Antenor (Pai do Cascão)Dona Lina (Mãe da Magali)Seu Sousa (Pai da Mônica)Seu Carlito (Pai da Magali)Tonhão da Rua de BaixoAgnesSofiaSansão (Coelhinho da Mônica)PenhaFabinho Boa PintaRicardinhoDiretora MarthaMadame MargotTia LéliaJuliana MourãoMenininhas da Rua de BaixoMeninas do Bairro das Pitangueiras
Roteiro: Vitor CafaggiLu Cafaggi
Arte: Vitor CafaggiLu Cafaggi
Cores: Vitor CafaggiLu CafaggiPaula Markiewicz
Editor original: Sidney Gusman
Publicada pela primeira vez em Graphic Msp n° 8/2015 - Panini
Sinopse
Dessa vez, a Turminha da Mônica passou dos limites. Cebolinha e Cascão resolvem fugir da escola por não conseguirem terminar um trabalho e acabam convencendo Mônica e Magali a irem junto. Porém, na hora da fuga, um terrível acidente acontece e Mônica acaba quebrando o braço.
Como castigo, os pais das crianças resolvem deixá-los uma semana sem poderem se ver. Mas, para Mônica, foi ainda pior: ela teve que trocar de escola. Cebolinha começa uma terapia com a fonoaudióloga para aprender a falar corretamente, Magali entra em aulas de etiqueta e Cascão passa a frequentar aulas de natação.
Agora, nossa turma querida vai ter que lidar com essa nova realidade, conhecer pessoas novas… mas será que esse é o fim da amizade da nossa turma?
Comentários
Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi me fizeram chorar lendo essas páginas. Cada momento e cada arte me trouxeram um sentimento profundo de nostalgia, mas também de crescimento.
Ver a turma crescer e mudar de ambiente nos traz um sentimento muito forte de abandono, como se nós estivéssemos crescendo junto com eles. Quem nunca passou por isso? Sair de uma escola ou mudar de bairro e ter que ver a infância indo embora.
A cena da Magali e da Mônica lendo as cartinhas mandadas pela lancheira é de cortar o coração. Assim como Cebolinha subindo na janela da Mônica para assinar o gesso do seu braço e percebendo qual era a verdadeira razão de ele querer ser o Romeu na peça de teatro, (no caso Mônica era Julieta).

Essas lições que aprendemos à medida que crescemos são necessárias. Vemos que o mundo não é apenas uma fantasia cor-de-rosa; existem realidades brutas e difíceis que precisam ser aceitas. Pessoas vão embora, encontramos novas pessoas e novos amigos. Há momentos que ficam para trás e outros que precisam ser deixados para trás. Os momentos da infância são muito bons, mas precisamos crescer e aprender a lidar com nossos sentimentos, nossas perdas e nossas mancadas.
Essa história, linda e tão próxima de nós, ao mostrar a Turminha da Mônica crescendo, nos faz lembrar como é deixar a infância para trás e perceber, com o tempo, que estamos crescendo também.

Lembranças

Personagens: MagaliCascãoFloquinhoBiduDuduMônicaCebolinhaFranjinhaJeremiasQuinzinhodo ContraMarinaXavecoCarminha FrufruDeniseMaria Cebolinha (Mariazinha)Seu Cebola (Pai do Cebolinha)Maria CascudaDona Cebola (Mãe do Cebolinha)Dona Lurdinha (Mãe do Cascão)XabéuSeu Antenor (Pai do Cascão)Dona Lina (Mãe da Magali)Seu Carlito (Pai da Magali)Tonhão da Rua de BaixoCapitão PitocoSansão (Coelhinho da Mônica)Dona Cecília (Mãe do Dudu)Ursinho Bilu
Roteiro: Vitor CafaggiLu Cafaggi
Arte: Vitor CafaggiLu Cafaggi
Cores: Vitor CafaggiLu CafaggiPaula MarkiewiczEduardo DamascenoFlavio Markiewicz
Editor original: Sidney Gusman
Publicada pela primeira vez em Graphic Msp n° 17/2017 - Panini

Sinopse

​Cascão e Cebolinha continuam fugindo dos valentões da escola com seus disfarces hilários. Enquanto isso, Magali recebe um convite para a festa de aniversário da Carminha; mas, ao ir dormir na casa da Mônica, ela conta a novidade e descobre que a amiga não foi convidada.

​Cascão também vai dormir na casa de Cebolinha, e os dois levam revistas em quadrinhos para lerem juntos. Na manhã seguinte, após uma chuva muito forte, a pequena casa na árvore do Cebolinha amanhece destruída.


​Mônica procura o Cebolinha e propõe um acordo: ela ajudaria o garoto a construir um novo clubinho e, em troca, ele a ajudaria a entrar na festa da Carminha.

​Comentários

​Nesta terceira história do volume, vemos Cebolinha e Mônica fazendo uma aliança para alcançar seus objetivos: ele quer reconstruir seu clubinho e ela deseja ir à festa tão badalada. Vemos também nossos amiguinhos enfrentando as maldades de outras crianças.



​É muito doloroso ver tanto a Mônica sendo rejeitada pela Carminha quanto o Cascão e o Cebolinha apanhando do Tonhão. A questão é que isso é uma realidade na vida infantil. A maldade no mundo, assim como existe entre adultos, também ocorre entre as crianças, manifestando-se através de manipulação, traição, perseguições e até abusos, além de coisas ainda piores.

​O problema é que muitas crianças não sabem que certas atitudes são crimes e acabam suportando ou enfrentando tudo sozinhas. É aí que entra o papel dos pais presentes, que devem ensinar, apoiar e acalentar seus filhos. O mundo é cruel, e as crianças precisam do nosso apoio para aprenderem a lidar com ele.


Ligações

Roteiro: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Arte: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi

Sinopse

​O Cebolinha reúne a turminha para uma iniciativa especial: já que não conseguiu convencer o Franjinha a construir uma máquina do tempo para o seu clubinho, ele resolve criar uma cápsula do tempo. O objetivo é guardar objetos que sirvam de recordação para suas grandes aventuras.


​Cada um traz algo especial: Cebolinha guarda o fantoche da Sininho — feito com uma meia para um de seus planos infalíveis que, como de costume, não deu certo. Cascão traz o peão que havia perdido nos pelos do Floquinho e que serviu como a primeira pista para encontrá-lo quando o cãozinho se perdeu. Mônica preserva o cartaz de "procura-se" que o Cebolinha fez naquela ocasião. Já Magali guarda as balinhas que o Cascão lhe deu para matar a fome e a cartinha que a Mônica escreveu para ela enquanto ambas estavam de castigo; em resposta, Mônica também mostra a sua versão da carta, entre outras memórias compartilhadas.


​Comentários

​Essa história inédita nos mostra os personagens percebendo que estão crescendo e que, talvez, a vida possa acabar afastando-os no futuro. Ver a turminha relembrando o que viveram nos passa a sensação de estarmos lá com eles, nos despedindo da infância. A ideia da cápsula do tempo foi genial; eu adoraria ter pensado nisso quando era criança.

​Eu também tive o meu próprio grupo, a Turma L, e éramos tão unidos quanto eles. Talvez por isso eu tenha me identificado tanto. Hoje, todos nós da Turma L somos adultos, temos filhos e compromissos próprios. Por mais que tentemos nos reunir, às vezes é muito complicado, pois nos tornamos pessoas diferentes, com gostos e focos de vida distintos. Mas as lembranças das brincadeiras que deixamos para trás sempre permanecerão.

Leonardo, Júnior, Ladislau, Welington Junior, William e Agne: sei que será difícil vocês lerem isso, mas quero dizer que as memórias que construímos tornaram minha infância muito mais feliz e ajudaram a formar o homem que sou hoje. Por isso, nunca deixem a Turma L acabar, pelo menos dentro das nossas lembranças.

Deixo agora as palavras do Cebolinha para podermos meditar.


Veja os outros números do Graphic Novels MSP 

Comentários