Filho Amado comenta sobre o HQ Universo Marvel 1ª Série - n° 26
Briga de rua
Arco: Guerra Civil
Personagens: Quarteto Fantástico, Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Coisa, Tocha Humana II, Pensador Louco, Mestre dos Bonecos, Miss Marvel
Roteiro: J. Michael Straczynski
Desenho: Mike McKone
Arte-Final: Andy Lanning, Cam Smith, Kris Justice
Cores: Paul Mounts
Letrista: Gisele Emann Tavares
Tradutor: Fernando Lopes - ‘Fl’, Jotapê Martins
Editor original: Joe Quesada, Tom Brevoort
Publicada pela primeira vez em Fantastic Four (1961) n° 538/2006 - Marvel Comics
+ 1 página de recapitulação
22 Páginas
Sinopse
Reed Richards, Sue e o Coisa vão ao hospital visitar Johnny, que está em coma após ser atacado por pessoas revoltadas com os super-heróis. No hospital, o trio discute sobre a posição de Reed a favor do registro dos supers. Sue se mostra profundamente incomodada com a ideia de ter que caçar antigos amigos.
Para aliviar a tensão, o Coisa diz que ficará de olho em Johnny, e o casal se despede.
Algumas horas depois, Sue retorna e agradece a Ben por ter ficado com o irmão. Quando Ben sai para tomar um ar, percebe a movimentação de revoltosos contrários à lei de registro.
Agora, ele precisa intervir.
Comentário
Como é complicado quando um casal diverge sobre uma questão — ainda mais quando envolve política. E estamos falando de Reed e Sue, o segundo casal mais querido da Marvel. Suas brigas são de partir o coração.
Vemos Sue enfrentando um momento extremamente difícil com seu irmão em coma. Por outro lado, Reed está tentando proteger sua família, e para isso escolheu o lado de Tony Stark — o lado da lei — mesmo que no fundo também tenha dúvidas quanto a isso.
Ciclo vicioso - Parte dois
Arco: Ciclo Vicioso - Parte 2
Personagens: Motoqueiro Fantasma, Doutor Estranho
Roteiro: Daniel Way
Desenho: Javier Saltares
Arte-Final: Mark Texeira
Cores: Daniel Dan Brown
Letrista: Gisele Emann Tavares
Tradutor: Fernando Lopes - ‘Fl’, Jotapê Martins
Editor original: Joe Quesada, Axel Alonso
Publicada pela primeira vez em Ghost Rider (2006) n° 2/2006 - Marvel Comics
+ 1 página de recapitulação
22 Páginas
Sinopse
O Motoqueiro Fantasma acaba de fugir do inferno, mas, sem querer, acaba libertando Lúcifer. Johnny Blaze está no meio do deserto mas consegue pegar uma carona para a cidade.
Lúcifer está possuindo o corpo do avô de uma família e os mantém presos dentro de um furgão cercado por gasolina.
Johnny Blaze o encontra em uma lanchonete à beira da estrada. Ele se transforma no Motoqueiro Fantasma e dá início a uma batalha contra Lúcifer, determinada a devolvê-lo ao seu lugar de origem.
---
Comentário
Essa foi uma das primeiras histórias do Motoqueiro Fantasma que li — e já amei.
Daniel Way nos apresenta uma batalha intensa e cheia de significado, daquelas que todos nós enfrentamos diariamente. A luta de Johnny Blaze representa a nossa própria luta contra Lúcifer em nossas mentes: a batalha espiritual para colocá-lo de volta no lugar de onde nunca deveria ter saído.
Em primeiro lugar, ele é o pai da mentira. Ele tenta nos enganar o tempo todo, querendo nos fazer acreditar que tem mais poder que Deus aqui na terra, especialmente contra nossas famílias e amigos.
Mas a verdade é que Deus nos colocou aqui para representar a Cristo, e é com a Palavra de Deus, que é a verdade, que anulamos os poderes de Satanás e combatemos suas mentiras.
A Bíblia diz:
> "Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
(Efésios 6:12 – A.R.C.)
Por isso, espero que você esteja preparado para a batalha — porque soldado que não luta, já perdeu a guerra.
Exílio - Parte IV
Arco: Planeta Hulk: Exílio - Parte 4
Personagens: Hulk
Roteiro: Greg Pak
Desenho: Marshall Rogers, Carlo Pagulayan
Arte-Final: Tom Palmer, Jeffrey Huet
Cores: Chris Sotomayor - ‘!soto¡, Sotocolor’
Letrista: Gisele Emann Tavares
Tradutor: Fernando Lopes - ‘Fl’, Marcelo Soares
Editor original: Joe Quesada, Mark Paniccia, Nathan Cosby
Publicada pela primeira vez em Incredible Hulk, The (2000) n° 95/2006 - Marvel Comics
+ 1 página de recapitulação e créditos
Título original: "Exile - Part 4".
22 Páginas
Sinopse
Reed Richards, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Raio Negro — membros dos misteriosos Illuminati — elaboraram um plano para exilar o Hulk da Terra, enviando-o para um planeta desabitado onde ele não seria mais uma ameaça.
No entanto, a nave do Gigante Esmeralda é desviada e acaba caindo em um mundo selvagem: o planeta Sakaar. Lá, o Hulk é capturado, vendido como escravo e forçado a lutar numa grande arena de gladiadores até a morte.
Seu próximo desafio? Ninguém menos que o Surfista Prateado, que também foi aprisionado e agora está sendo controlado por um disco eletrônico implantado em seu corpo.
Quem poderá vencer essa batalha colossal?
Comentários
Greg Pak nos entrega uma das maiores histórias já escritas sobre o Incrível Hulk. "Planeta Hulk" é, sem dúvida, uma obra de arte sem igual.
O visual espetacular ilustrado por Carlo Pagulayan e Marshall Rogers, nos faz delirar a cada movimento, a cada página.
A trama mostra um povo oprimido por sua liderança, mas que decide se levantar contra as injustiças. Mesmo diante da dor, eles entendem que a luta é necessária.
Quantas vezes o mundo já passou por isso? E eu oro para que não tenhamos que passar novamente.
Logo no início e também no final da história, vemos a oração de um habitante de Sakaar. Ele clama por ajuda — e isso nos lembra do poder que há na oração.
A Palavra de Deus diz:
> Filipenses 4:6
"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças."
Tomando liberdades civis - Parte 1
Arco: Tomando Liberdades Civis - Parte 1
Personagens: Thunderbolts, Barão Zemo II, Atlas, Joystick, Soprano, Mach-1 (Mach-4) (Mach-5), Homem-Radioativo, Nevasca, Espadachim III, Armador, Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Jaqueta Amarela, Contrabandista, Esquadrão Besouro, Besouro I (Esquadrão Besouro), Besouro II (Esquadrão Besouro), Besouro III (Esquadrão Besouro), Duna, Homem-Aranha, Guardiões (Da Gruta)
Roteiro: Fabian Nicieza
Desenho: Tom Grummett
Arte-Final: Gary Erskine
Cores: James Brown
Letrista: Gisele Emann Tavares
Tradutor: Fernando Lopes - ‘Fl’, Jotapê Martins
Editor original: Joe Quesada, Molly Lazer
Publicada pela primeira vez em Thunderbolts (1997) n° 103/2006 - Marvel Comics
+ 1 página de recapitulação e créditos
22 Páginas
Sinopse
Após a terrível explosão em Stamford, a Lei de Registro dos Super-Heróis foi finalmente aprovada. No entanto, muitos heróis se recusaram a segui-la — e agora precisarão ser perseguidos e presos.
Para isso, Reed Richards, Tony Stark e Henry Pym decidem apelar para uma medida controversa: pedir ajuda a supervilões que estão tentando se reintegrar à sociedade.
Surge então a equipe dos Thunderbolts, liderada pelo Barão Zemo. Eles parecem dispostos a cumprir a missão... mas será que suas intenções são realmente voltadas ao bem da sociedade?
---
Comentários
Será que nossos heróis — Reed Richards, Homem de Ferro e Henry Pym — não estão usando artifícios dos quais vão se arrepender depois?
Existe uma frase que acredito ser muito verdadeira:
"Diga-me com quem andas e te direi quem és."
Essa frase é atribuída ao escritor e filósofo Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote. Ela não está na Bíblia, mas expressa um princípio que vem das Escrituras.
Como diz em Provérbios 13:20:
> "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá aflição."
A grande questão aqui é: será que nossos “heróis” continuam sendo verdadeiros heróis?
A genialidade do roteirista nessa saga é mostrar que não existe um lado certo ou errado — apenas lados diferentes, que deveriam dialogar. E, justamente por não dialogarem, acabamos vendo o surgimento de extremismos que podem gerar consequências sem volta.
E, sinceramente? Usar pessoas que foram condenadas pela justiça como armas… nunca é uma boa escolha.
E não estou falando só de quadrinhos.
Nunca é só sobre quadrinhos.
Nota 10
Muitas informações sobre o HQ foi disponibilizadas pelo site Guia dos quadrinhos
Comentários
Postar um comentário