Leandro fala do livro O caminho dos Reis -Brandon Sanderson (Resumo de Shallan) parte 3


Leia os comentários dos dois primeiros personagens antes de ler esse.


Shallan. e uma garota de família nobre que seu pai morreu, deixando para os filhos uma dívida enorme e um segredo descoberto.
Que sua riqueza se dava  por um transmutador, um aparelho que usando as esferas de energia da grantormenta podem mudar qualquer coisa de forma tipo pessoas em fogo ou pedras preciosas em ouro, mas infelizmente o transmutador estava quebrado.
Pessoas com esse aparelho era muito usados em guerras para transformar pedras em comida para o exército.
Mas a sorte dos irmãos de Shallan eles tinham um plano para manter a riqueza e a boa vida de sua família, Shallan iria para a cidade procurar A Luminosa Jasnah Kholin que era a filha de Cavilar, o rei morto que expliquei nos comentários de Dalivar.

Jasnah e uma estudiosa que vive em uma biblioteca maravilhosa com infinitos livros e ela e uma transmutadora e Shalan iria se fazer de sua pupila ou aprendiz para roubar o seu transmutador e trocar pelo quebrado.

A maioria dos transmutadores são devotos a uma religião ao Todo-Poderoso e uma religião de muitos seguidores em Roshar, mas Jasnah e ateia não acredita nesse deus.

Tudo parecia simples, mas assim como qualquer leitor como eu, ela se apaixona pela biblioteca infinita e pelos ensinos de Shallan e acaba percebendo que não pode fazer algo tão horrível com uma pessoa tão maravilhosa.
"Observação em Roshar homens não sabem ler nem escrever, então as mulheres que passam suas cartas e leem livros para os homens."

Shalan tem um talento em desenho, ela faz retratos de qualquer coisa que olhar.

(Atenção Spoilers)
Mas um dia Jasnah leva Shalan a uma aula prática em um beco escuro no meio da cidade e elas são abordadas por criminosos e Jasnah transforma os bandidos em fogo e gelo matando eles, depois disse que tudo foi planejado, Shallan percebe que Jasnah não e tão boazinha como pensou e troca seu transmutador.
Shalan acaba não conseguindo usar o transmutador, mas ela começa a ver figuras sinistras em seus desenhos que sem querer ela acaba desenhando.
Shalan fica um pouco mais com Jasnah para aprender sobre como usar o transmutador já que sua mestra não percebeu a troca.
As figuras sinistras de seus desenhos começam a se comunicar com ela e acaba fazendo uma transmutação de água para sangue.
Para disfarçar e Jasnah não perceber que foi roubada, ela corta seus pulsos para fingir que o sangue era dela.
(Não poderia fingir que o nariz estava sangrando ou que tinha menstruado)
Ela acaba indo parar no hospital.
Lá um amigo vai visitá-la e acaba tentando envenenar Shallan e Jasnah, mas sua mestra tenta transmutar seu sangue tirando o veneno do seu sangue, Shalan acaba revelando que roubou a mestra e assim Jasnah salva sua vida, mas decide mandar ela embora da cidade para não levá-la presa.
Quando estava se arrumando e meditando sobre os acontecimentos percebe que sua mestra ávia transmutado o lanche que seu amigo levou envenenado mesmo sem o aparelho, então o aparelho que Shallan tinha roubado também era falso, por isso não tinha percebido a troca.
Shalan correu para sua ex-mestra e revelou sua descoberta, Jasnah resolve aceitá-la como discípula de novo e explicou que as estranhas criaturas são uma espécie de Esprenos e que ela tinha o poder por ela mesmo não precisava de aparelho.
As duas fazem uma terrível descoberta sobre os Parshemanos que além dos soldados de Delinar  estarem lutando contra eles a Parshemianos escravizados servindo olhos claros em suas casas, mas a descoberta das duas estudiosas são que, na verdade, parshemianos são Esvaziadores que são tipos demônios.

Comentário 

Esse núcleo da história fala muito sobre os cristãos e os ateus faz uma comparação bem interessante, os dois buscam a mesma coisa de maneira diferentes.
Meu irmão Leonardo Mendes do blog Resenhando Mundos fala que tudo e o mesmo elefante olhado de ângulos diferentes, não só a ciência, mas todo tipo de crença no mundo.
Eu discordo, enquanto uns estão olhando para o tamanho do elefante nós cristãos estamos olhando para o Leão que está em outra direção, ele sim e o Todo Poderoso, não depende nada de nós, depende do que ele fez.

Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
Romanos 9:16 ARA
COMENTÁRIO GERAL

 Ultima resenha do livro, então vou fazer um comentário geralzão também.

Primeiro gostaria de pedir para que se alguém ver algum erro no meu resumo comente, pois o livro e muito grande não consegui gravar tudo ou mesmo anotar.
Esse livro fala muito sobre assumirmos nossas responsabilidades e não ficar se culpando o se lamentando pelo seu passado ou seus erros, ou pelas dificuldades que tem na vida.
Temos que assumirmos a culpa, a responsabilidade dos nossos atos e de como está nossa vida, e lutar para la melhora.
Se erguer e lutar e a melhor escolha, não importa as consequências.

Não consegui resumir toda a história, pois Brandon criou um universo, um mundo que somente lendo seu livro para lo explora.
Esse com certeza até agora e o melhor livro que já li Brandon Sanderson nos faz sonhar com suas histórias, eu realmente abria o livro sonhava com o capítulo, quando levantava a cabeça já tinha lido 100 páginas, essa é a experiência de ler Brandon, as 1304 paginas não foram nada cansativas pelo contrário foi prazerosa o cara escreve muito bem estou louco para ler as sequências.

Nota 10 


Você pode comprar O caminho dos Reis na Amazon clicando no link.



Comentários